domingo, 28 de junho de 2009

Um Raro Momento


Poucos percebem o momento histórico pelo qual passa nosso glorioso estado, frente aos demais da região e mesmo do país. Os investimentos que há algum tempo estão sendo realizados e que tem data prevista para um futuro não muito distante, nos reservam um lugar de destaque na economia do Brasil.
A iniciativa privada com o apoio governamental necessário, está investindo volumosas somas na implantação de novos negócios, indústrias, diversificação de nossa matriz energética, numa lista que se prolonga bastante.
Os governos municipais, em menor participação ainda, Estado e União têm realizado investimentos em projetos estruturadores que tornarão Pernambuco o centro econômico-financeiro do NNE em alguns anos. Exemplo disso são as obras de Integração da Bacia Hidrográfica do São Francisco (tão polêmica Transposição do São Francisco), duplicação da BR101, acessos rodoviários ao Porto de Suape, a Ferrovia Transnordestina, entre muitas outras obras.

Porém, há outro importante investimento que se faz necessário e que aos poucos vem sendo realizado. A formação e qualificação da mão-de-obra que irá transformar todos os planos em realidade. O Governo do Estado está construindo algumas escolas técnicas no interior, além de ter reativado a tão antiga e importante ETEPAM (Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães).
Resta a cada um de nós saber onde irá se encaixar nesse oásis de prosperidade que se anuncia a nossa frente. Essa tal crise mundial pode ter atrasado alguns planos, mas não conseguirá impedir que o nosso destino se concretize. Pernambuco retornará ao seu lugar de origem.
Fotos (de cima para baixo): Estaleiro Atlântico Sul (Ipojuca - SUAPE), Sadia (Vitória de Santo Antão) e Bunge (Ipojuca - SUAPE).